Covid-19
Novo CORONAVÍRUS: Medidas especiais e de contingência
Objetivo do Plano de Contingência da WATERCARE
O presente “Plano de Contingência” pretende antecipar e gerir o impacto duma eventual situação de gripe pandémica na WATERCARE, visando:
- Preparar a resposta operacional para minimizar as condições de propagação da pandemia e manter os serviços essenciais em funcionamento;
- Definir a estrutura de decisão e de coordenação na WATERCARE;
- Preparar resposta às necessidades de notificação e comunicação, para o interior e para o exterior (Plano de Comunicação);
- Preparar o restabelecimento da situação e atividades ordinárias, tão rápido e seguro quanto possível
Âmbito de aplicação
O Plano de Contingência da WATERCARE estabelece e documenta os procedimentos de decisão e coordenação das ações e o processo de comunicação interna e externa, nomeadamente com as entidades nacionais de saúde - SNS24 (808 24 24 24) / DGS.
O Plano de Contingência será revisto e atualizado tendo em atenção as orientações e recomendações formuladas pelas entidades nacionais de saúde (DGS).
Política e princípios
O Plano de Contingência tem subjacentes os seguintes princípios enumerados por ordem decrescente de valor percebido:
- Salvaguardar a vida de pessoas, reduzindo o risco de contaminação nos locais de trabalho (por via do contacto com colegas ou por contacto com terceiros, nomeadamente clientes e fornecedores) e limitando a propagação no interior das instalações da WATERCARE;
- Preservar e proteger o património e a continuidade, assegurando a manutenção dos serviços essenciais;
- Envolver as entidades oficiais que possam garantir o apoio na resolução da situação de crise;
- Envolver as entidades que se encontram na cadeia de valor do serviço prestado pela WATERCARE
- Gerir a informação, interna e externa, de modo a surgir na opinião pública como transparente, concisa, clara e verosímil.
Este plano de contingência é aprovado pela Direção.
ATIVAÇÃO DO PLANO
Nesta parte apresentam-se as medidas gerais de prevenção a adotar pela WATERCARE para prevenir a infeção pelo COVID-19, bem como as medidas a tomar em caso de suspeitas de existência de algum caso da mesma infeção.
Ainda não existe uma vacina contra o COVID-19 embora possa vir a existir no futuro. As medidas gerais de higiene e pessoais, constituem as medidas mais importantes para evitar a propagação da doença.
Considerando o estado atual de desenvolvimento do COVID-19, são adotadas pela Empresa as seguintes medidas:
- Registar o número de casos assinalados na empresa, em estreita articulação com a Autoridades de Saúde;
- Acompanhamento da situação;
- Implementar novas medidas de limpeza e higienização a acordar com a empresa contratada (se aplicável), com quem será articulado o Plano de Contingência.
- Colocação de dispensadores de desinfetante próximos de locais de grande fluxo de pessoas e em particular onde seja difícil a lavagem de mãos;
- Avaliar o funcionamento dos sistemas de ventilação e climatização;
- Difusão de toda a informação pertinente, de modo a evitar alarmismos;
- Promover o acompanhamento da situação clínica das pessoas afetadas;
- Garantir a distribuição dos equipamentos de proteção individual, caso se justifique.
- Disponibilizar na área de isolamento, equipamentos diversos de proteção individual, cujo uso se destina a casos suspeitos;
- Disponibilizar uma área de isolamento.
- Avaliar, caso a caso, a necessidade de reuniões internas e externas;
- Reduzir, sempre que se justifique, o número de colaboradores em atendimento presencial, dando preferência à informação via telefone ou e-mail;
- Avaliar, regularmente a situação e o funcionamento dos serviços.
MEDIDAS PREVENTIVAS E DE AUTO PROTECÇÃO
Estar atento às diretivas e recomendações emitidas pela DGS, inseridas com regularidade no seu sítio eletrónico (www.dgs.pt);
Afixar em espaços visíveis os folhetos distribuídos pela DGS contendo informação detalhada sobre os sintomas do COVID-19 e sobre as respetivas medidas de autoproteção;
Medidas gerais de higiene pessoal, também chamadas de Etiqueta Respiratória
1. Cobrir a boca e o nariz quando se tosse ou espirra. Cobrir a boca e o nariz com lenço de papel, nunca com a mão. Colocar o lenço de papel no caixote do lixo. No caso de não se poder usar lenço de papel, tapar a boca com o antebraço. A seguir, lavar as mãos.
2. Lavar frequentemente as mãos. Lavar frequentemente as mãos, com água e sabão, ou com uma solução de base alcoólica, em especial, após ter tossido, espirrado ou assoado o nariz, ou após se terem utilizado transportes públicos ou frequentado locais com grande afluência de público.
Como regra geral de higiene, devem lavar-se as mãos, igualmente, antes de comer, sempre que se utilize a casa de banho, mexa em lixo, terra, detritos ou dejetos de animais.
3. Evitar o contacto com outras pessoas quando se têm sintomas de COVID-19. Sempre que algum trabalhador apresentar febre e sintomas de COVID-19, não deve frequentar os escritórios ou os clientes, até a situação ser esclarecida por um profissional de saúde, através da Linha Saúde 24 – 808 24 24 24 ou a consulta do site da DGS (www.dgs.pt).
Quando se têm sintomas de COVID-19, deve guardar-se uma distância mínima de 1 metro, quando se fala com outras pessoas. O cumprimento com beijos ou abraços deve ser evitado.
4. Evitar o contacto com pessoas que apresentem sintomas de COVID-19. Deve evitar-se, sempre que possível, o contacto próximo com pessoas que apresentem sintomas de COVID-19.
Medidas gerais de higiene na Watercare
1. Manter as superfícies, os objetos de trabalho e o material limpo
Limpar frequentemente as superfícies das mesas de trabalho, e outros objetos com um desinfetante, passando a seguir por água limpa todos os objetos.
Proceder da mesma forma para as superfícies e objetos que entrem em contacto com as mãos (ex: puxadores das portas).
2. Promover o arejamento dos espaços.
Deve promover-se o arejamento dos espaços fechados da WATERCARE – gabinetes, open spaces e casas de banho, mantendo as janelas abertas, sempre que seja possível.
Medidas Gerais
Se apresentar sintomas de gripe (febre súbita – mais que 38ºC, tosse ou nariz entupido, dor de garganta, dores corporais ou musculares, dores de cabeça, fadiga, arrepios de frio, vómitos ou diarreia), proceder da seguinte forma:
- Ficar no local de residência e ligar de imediato para a Linha de Saúde 24 tomando boa nota das indicações recebidas;
- Informar a Selma Barraca ou a Filipa Pires, da situação e das indicações recebidas
Caso chegue a Portugal vindo de um país com casos confirmados, deve informar de a sua entidade Empregadora, não sendo permitido o acesso às instalações da Empresa;
Caso seja diagnosticado COVID-19 a um seu familiar direto que partilhe consigo a habitação ou com o qual mantenha estreito contacto (cônjuges, pais, filhos, avós, etc.), deve informar de a sua entidade Empregadora, não sendo permitido o acesso às instalações da Empresa;
Executar de maneira sistemática os gestos de prevenção e autoproteção universais;
Em caso de lhes ser solicitado, ajuda por uma pessoa febril, que em breve avaliação se suspeite que possa estar infetado com o vírus COVID-19, contactar de imediato o serviço de atendimento, Linha Saúde 24, referenciar o doente, solicitar orientação e proceder de acordo com as instruções recebidas;
A haver necessidade confirmada de transporte de uma pessoa devem ser observadas as seguintes regras:
- Abordar a pessoa em questão com o equipamento de proteção individual (mascara, óculos, bata descartável e luvas).
- Colocar máscara de proteção na vítima;
- Limitar a utilização do equipamento ao estritamente necessário;
- O sistema de ar condicionado ou de circulação de ar só pode voltar a ser utilizado depois da desinfeção do espaço.
Após cada isolamento, com sintomas ou suspeita de COVID-19, proceder da seguinte forma:
- Remoção de toda a matéria orgânica existente utilizando panos de limpeza descartáveis ou similares;
- Remoção de todo o material descartável que tenha sido usado durante o isolamento
- Normal desinfeção do espaço com o desinfetante habitual ou em alternativa com a utilização de lixívia na concentração 1:100 (10ml de lixívia para 1 litro de água), permitindo um tempo de atuação de pelo menos 10 minutos;
- Lavar as mãos com água e sabão e aplicar solução alcoólica.
Ações a realizar na WATERCARE
- Formação certificada aos colaboradores sobre a Covid-19
- Consulta aos trabalhadores sobre a Covid-19
- Sensibilizar os colaboradores e fornecedores através dos documentos disponíveis na DGS:
- Divulgação das comunicações da DGS;
- Afixação de cartazes relativos ao COVID-19 e às medidas de proteção;
- E-mails aos colaboradores com informações pertinentes;
- Sensibilização dos colaboradores.
- Disponibilizar produtos e equipamentos de desinfeção higiénica de mãos para as diferentes áreas e locais estratégicos da WATERCARE;
- Disponibilizar máscaras de proteção e luvas a serem conservadas em local designado para distribuir e colocar a uso se a situação epidémica assim o exigir;
- Garantir salas de isolamento devidamente equipadas e higienizadas.
Medidas adotadas pelos Technical service engineer nos clientes
Para a realização de visitas em clientes os técnicos da AQUASERVICE adotam as seguintes medidas:
- Anunciam a sua presença e pedem autorização para entrar.
- Minimizam o contacto com pessoas privilegiando os contactos telefónicos e email
- Evitam o contacto físico
- Não circulam dentro da empresa, sem autorização prévia e deslocam-se apenas aos locais estritamente necessários
- As folhas de serviço serão preenchidas pelo técnico onde anotarão o nome e apelido da pessoa que valida a realização da visita não existindo qualquer contato
- Aderem ao Plano de Contingência do cliente
Além do enunciado anteriormente, os técnicos da AQUASERVICE cumprem as seguintes indicações:
- A circulação em qualquer local é sempre realizada com máscara
- A desinfeção das mãos é obrigatória antes de se entrar no cliente e é feita de forma regular
- É obrigatório o uso de óculos de proteção
Em caso de qualquer sintoma, aderir ao Plano de Contingência do cliente e informar a sede imediatamente.